4.5.10

Os Desertos mais Lindos do Mundo !




Taklamakan (Ásia central): um deserto coberto de neve
Taklamakan é o 15º maior deserto de areia do mundo . Sua área cobre cerca de 270.000 km² em Tarim Basin, na China.
Em 2008, o Taklamakan ficou completamente coberto de neve e registrou sua mais baixa temperatura depois de onze dias consecutivos de nevasca.













Lençóis Maranhenses (Brasil): um “deserto” com lagoas







Os Lençóis Maranhenses possuem cerca de 300 km² de dunas e lagoas, formando um dos lugares mais bonitos e únicos do mundo. As dunas entram cerca de 50km no continente a partir da costa, criando uma paisagem que lembra um grande lençol branco quando visto de cima. As lagoas se formam em virtude da grande quantidade de chuva na região, que deposita a água nas depressões entre as dunas. Nos períodos de seca, a água evapora completamente.






Salar de Uyuni (Bolívia): o maior deserto de sal do mundo














O Salar é um enorme deserto de sal no meio do Altiplano. Ele é enorme, quase completamente plano e reflete o sol de tal forma que cria um efeito espelhado sobre toda a sua superfície. Há também vários lagos com cores estranhas por causa do depósito de minerais na região. Estima-se que Uyuni abrigue 10 bilhões de toneladas de sal.



Farafra (Egito): o deserto branco












O Deserto Branco do Egito está localizado a 45 km de Farafra. Ele tem uma cor branca cremosa e possui várias formações de rochas de giz que se constituíram em função das tempestades de areia que acontecem na região.




Atacama (Chile): o deserto florido


O deserto de Atacama ocupa grande parte do território chileno e aparece no Guiness Book como o lugar mais seco do mundo. Mas, ao sul do Trópico de Capricórnio, o deserto se torna habitável, e a neblina costeira, “camanchacas”, levam a umidade necessária para a manutenção da vegetação. Muitas plantas sobrevivem por causa da “camanchaca” e da economia de água que elas fazem em épocas mais secas. Isso atrasa funções importantes, como o crescimento, e favorece a sobrevivência e a reprodução.


Namíbia (Namíbia): o único deserto com elefantes



O deserto da Namíbia, considerado o mais antigo do mundo, fica no sul da África, e é menor que o Saara, mas não menos impressionante. Ele forma uma parte do Parque Nacional Namíbia-Naukluft com a Angola. Lá, encontram-se as dunas mais altas do mundo, algumas com elevações de até 300 metros. E, se você tiver sorte, pode até deparar-se com elefantes.
















Deserto Simpson (Austrália): o deserto de areias alaranjadas e vermelhas.












O deserto Simpson, também conhecido como “The Big Red”, em virtude de sua areia vermelha, abriga as mais longas dunas paralelas do mundo, que não se movem por causa da vegetação.Em 2008 uma forte tempestade de areia cobriu algumas cidades, à 1000Km de distância, com uma nuvem alaranjada de areia por um dia inteiro.







Deserto Negro (Egito): o deserto com rochas pretas






A Antártica é uma terra de extremos. Ela não é habitada por muito tempo por humanos porque é um lugar muito gelado. Em 1983, cientistas registraram temperaturas de até -90° Celsius. A Antártica é o lugar mais úmido da Terra, mas também o mais seco. Mas sua umidade não se deve à chuva, e sim ao fato de sua superfície ser 98% coberta de gelo. No entanto, como o lugar é muito frio, registra a ocorrência de pouquíssimas chuvas – menos de 50mm por ano.








Saara (norte da África): o maior deserto do mundo









O Saara, com uma área de 8,6 milhões de km², é o maior deserto do mundo, cobrindo grande parte do norte da África. Cerca de quatro milhões de pessoas vivem lá. O deserto cobre uma ampla área da Mauritânia, Algéria, Líbia, Egito, Sudão, Níger, República do Chade, Saara Ocidental e Mali, e chega até o Marrocos e a Tunísia. O Saara é muito seco, mas há uma época de chuvas em várias regiões, embora elas sejam de apenas alguns milímetros.

Um fim de tarde bem lindo para vocês
e cuidem para que "nunca um coração se transforme em um deserto", por mais lindo que possa pareçer !!!
Bjos
Su

5 comentários:

Glorinha L de Lion disse...

Arrasou Suzanna! que post liiiindo...lindo e cultural...alguns eu conhecia, outros não...adorei saber e ver tão lindas fotos! Beijos.

Lata de Luxo disse...

Ola,Suzanna.
Achei lindo o seu post,adoro desertos e essa aridez que chega a ser poetica.Estive no deserto de Dubai,que tambem e lindo e me encantei.Grande abraco.zenaide storino.

Eduardo Wilches disse...

nunca imaginei ver um deserto com neve ... hehehe ... imagina você lá com a Pikua, o Tom, a Mi e o Rincom ? muito bonito

Anônimo disse...

Suuuuuuuuuuuu
Você enfeita meus dias sabia?!
Adoro seu blog,tem d tudo.
Cultura, arte, decoração, adoro seus posts de decoração.
Sou estudante de curso técnico em Registro-Sp, atualmente faço hidrologia, e gosto muito de ver você falando do respeito à natureza.
Bjos
Helen

Soraia Melo disse...

OI Su, lindas fotos...queria conhecer os lencois maranhenses...um dia eu vou!
beijinhos
So